skip to Main Content
(21) 98887-5416
O Suicídio

O Suicídio

O suicídio é um tabu sobre o qual não gostamos de falar. Muita gente se suicida, mas não tomamos conhecimento.

Precisamos falar mais sobre o assunto para que as famílias das pessoas que desejam se suicidar possam constatar os sinais que elas vão dando. Os suicidas dão vários sinais de que desejam se matar.

A mídia poderia abordar mais essa questão, porém tendo o cuidado de não mostrar cenas que causem impacto na população.

É bom saber que há uma correlação entre o suicídio e o transtorno mental. Um psiquiatra poderá constatar o transtorno e medicar o paciente, caso este o procure.

É bom saber que não são só os adultos que se suicidam. Os adolescentes e algumas crianças também se matam. Os alcoólatras costumam ter essa ideia e alguns chegam a se matar.

Outra ameaça à vida é a chegada da idade avançada, quando o idoso passa a depender da família para viver, seja para morar, para fazer a própria higiene, comer, sair etc.

O idoso sofre muitas perdas no decorrer da sua vida, perde o cônjuge, amigos, parentes e vai se isolando, sentindo-se incompreendido. Perde a visão, a audição, o tônus muscular, a força, a vitalidade. São tantas perdas que ele vai entristecendo.

A sociedade o desvaloriza e chega até a afastar-se dele porque na sua presença as pessoas são levadas a pensar na própria finitude. Um dia serão idosas também e morrerão.

É muito melhor ter contato com os jovens porque os pensamentos angustiantes sobre a própria morte ficam afastados.

Mas, voltando ao assunto, o suicídio causa impacto em todos nós ao tomarmos conhecimento do suicídio de alguém.

Como fica a família do suicida?

Fica muito mal, censura-se por não ter percebido nada, sente-se censurada pelos parentes e amigos, sente-se culpada por não ter visto que a pessoa precisava de ajuda.

Enfim, o suicídio é uma tragédia para os que partem e para os que ficam. Quando a família começar a achar estranho o isolamento de um de seus membros, deve tentar levá-lo a um psiquiatra. Estará prestando uma grande ajuda, quem sabe… poderá até impedir um suicídio.