skip to Main Content
(21) 98887-5416

O Vício

Se você usa algum tipo de droga, deve saber que as drogas afetam o funcionamento do cérebro. Se não sabia, ficou sabendo agora.

As drogas psicoativas são usadas como medicamentos, mas também são usadas com a finalidade de obter prazer. Algumas pessoas fazem o uso dessas drogas com muita frequência e acabam viciadas. Elas afetam a consciência, modificam os sinais emitidos pelo cérebro e pelo sistema nervoso. Podem alterar a percepção e o humor.

Há diversos tipos de drogas. A cocaína, por exemplo, estimula o indivíduo, deixando-o acelerado, alerta. Os tranquilizantes são tomados para cortar os efeitos da cocaína. O álcool tem a mesma finalidade: desacelerar o indivíduo, a maconha também. A heroína e a morfina são opiáceos. Dão a sensação de tranquilidade. A morfina só é ministrada em pacientes que sofrem de fortíssimas dores. Seu uso é muito controlado. O LSD e o crack alteram o funcionamento da mente, os pensamentos e a percepção ficam distorcidos.

A venda dessas drogas é proibida, a não ser quando receitadas por médicos e em receituário próprio, que fica retido na farmácia.

Mas há drogas que são socialmente permitidas, como a cafeína, a nicotina e o álcool, mas é importante saber que também viciam.

É bom esclarecer aqui que quem usa drogas é responsável pelo seu vício, e que o vício não é uma doença adquirida. É uma dependência física ou psicológica consequente de uma droga consumida pela pessoa.

Quando os viciados em fumo ou álcool param de consumí-los, sofrem de abstinência, por isso mesmo é difícil parar. O uso de qualquer uma dessas drogas é considerado vício quando representar um risco, tanto para o usuário como para as pessoas com que ele convive. O usuário de droga acaba estigmatizado.

Se você usa alguma droga, pode até pensar que não tem problemas e que não chega a ser um viciado, então deve prestar atenção sobre o seguinte:

  • Se você não cumpre com suas obrigações escolares;
  • Se seu desempenho no trabalho é ruim;
  • Se consome drogas em momentos inapropriados e acaba correndo risco de morte (dirigindo carro, operando máquinas que exigem muita atenção, etc.)
  • Se tem problemas com a polícia após o uso de drogas;
  • Se seu relacionamento com sua família e com seus amigos está sendo afetado.

Então pare para pensar: você está ficando viciado! Isso é preocupante, mas saiba que poderá livrar-se das drogas, basta você querer procurar ajuda médica e psicológica.