A maturidade
O que é maturidade? É um crescimento psicológico.
Sinais de maturidade:
A aceitação do próprio EU ou a aceitação de si.
A aceitação do OUTRO.
A maturidade chega quando o indivíduo tem a percepção não distorcida da realidade. Vejamos como se dá esse processo:
Imaginar como algo aconteceu é estar fora da realidade, pois só temos para explicar o fato nossas reflexões. A maturidade nos leva sempre a nos basearmos em acontecimentos reais. Para tanto precisamos ser neutros para fazermos uma avaliação verdadeira de algum acontecimento, sem que nossa opinião ou fantasia (a imaginação) influencie a descrição da realidade, para que ela não fique de acordo com nossa vontade.
Outro sinal de maturidade é sentirmos que temos condições internar para abrir um diálogo com as pessoas, mesmo que tenha havido algum mal entendido entre ambas as partes. É termos a percepção da nossa atuação em determinadas situações, sem ter o desejo de nos eximir de culpa, caso haja. Precisamos estar atentos para não atribuir culpa ao OUTRO, pois esta sempre é a opção da maioria das pessoas.
Não se chega à maturidade por decreto. A maturidade é um processo que vai se desenvolvendo progressivamente junto com as vivências que vamos tendo. Após aceitar-se, com suas dificuldades, a pessoa já é capaz de aceitar o OUTRO, compreendendo-o, vendi-o com suas limitações e sofrimentos. Deste modo a pessoa acaba atingindo seu equilíbrio e sua energia vital pode fluir livremente, sem bloqueios. Os bloqueios são responsáveis pela maioria dos problemas.
Descrita assim em poucas palavras, pode parecer muito fácil. Mas nem sempre a pessoa consegue chegar à maturidade sozinha porque pode se sentir injusta para com as outras pessoas, culpada, sua autoestima pode ser baixa por estes mesmo motivos, pode ser uma pessoa de difícil relacionamento, pode ser agressiva, inclusive, pode até evitar ter relacionamentos para não se atritaram, isolando-se então. Enfim, cada qual tem suas dificuldades ligadas à personalidade. Se sentir que necessita de ajuda para poder melhorar seus relacionamentos, a pessoa pode procurar um psicólogo que a ajudará a conhecer-se e a perceber a realidade com neutralidade.