skip to Main Content
(21) 98887-5416

Dependência Alcoólica

O que é a dependência alcoólica?

O que é a tolerância?

O alcoolismo começa insidiosamente sem sintomas. O indivíduo que ingere álcool com certa frequência, tem uma tendência a negar que é alcoólatra. Sem tratamento o alcoolismo progride sem parar, até chegar a deterioração orgânica e à morte. O alcoolismo causa um grande impacto na família.

A pessoa bebe periodicamente. Pode até parar por semanas ou meses, mas pode depois desse período de abstinência ter um episódio de bebedeira. O indivíduo não tem controle sobre o momento de parar e continua bebendo. Isto denuncia que existe a condição de alcoolismo.

O cérebro é sensível aos efeitos do álcool e este é um depressor.

O que leva à dependência alcoólica? É a tolerância, um fenômeno físico-químico real e imutável, que funciona assim: o sistema nervoso central é estimulado por um depressor constantemente (o álcool) e acaba se acomodando e se adaptando de tal forma, que a mesma dose de álcool passará a ser insuficiente para produzir a mesma sensação. O ciclo se repetirá sempre que o organismo sentir que a dose é insuficiente. A tolerância é uma questão de tempo.

Não é possível recuperar o indivíduo enquanto ele negar seu alcoolismo. A negação é inconsciente, o alcoólatra não percebe que é alcoólatra, embora todas as pessoas percebam. A negação é um mecanismo de defesa inconsciente comum a várias perturbações mentais, mas no alcoolismo é evidente.

O alcoolismo é uma doença e como tal deve ser tratada.

É possível prestar uma ajuda psicológica ao alcoólatra?

É possível sim, mas a pessoa precisa sentir a necessidade de ser ajudada e procurar pessoalmente um psicólogo. De nada adiantará se sua família marcar a consulta. Provavelmente ele não irá.