skip to Main Content
(21) 98887-5416

O que é psicologia?

Você sabe que a psicologia é o estudo da mente e do comportamento das pessoas? E sabe o que é a mente? A mente não é algo físico, também não é o cérebro. Ela tem uma série de habilidades e funções.

Não podemos vê-la nem podemos tocá-la para ver seu funcionamento, mas sabemos que ela existe. Ainda teremos muito a descobrir sobre seu funcionamento, porém os estudos já feitos nos permitem entender muitos comportamentos, emoções e sentimentos humanos. 

Para os filósofos da Grécia antiga, a mente era uma espécie de “alma”, capaz de pensar. E o cérebro era algo físico, que só servia para receber informações por meio dos sentidos. 

A neurociência vem avançando e estudando a estrutura nervosa do cérebro. Os cientistas estudaram a estrutura do sistema nervoso e observaram o que acontece quando diferentes partes do cérebro são danificadas.

Nossa atividade cerebral é mais complexa do que imaginávamos, e algumas funções de nossa mente não estão ligadas a certas áreas do nosso cérebro. Portanto, nosso sistema nervoso é constituído por neurônios que se comunicam entre si e transmitem sinais químicos e elétricos pelo cérebro. O mapeamento desses sinais foi feito e nos permite constatar a relação entre eles e nossos processos e funções mentais. 

As células nervosas comunicam-se entre si através das sinapses, embora não estejam ligadas. Cada neurônio dispara um sinal elétrico ou químico que ativa um neurônio vizinho. Assim a informação percorre uma rede de neurônios, ligando o cérebro a outras partes do corpo.

Os neurônios sensoriais ou receptores têm a função de levar as informações daquilo que sentimos, vemos, ouvimos, cheiramos e tocamos ao cérebro e os neurônios motores, efetores levam as informações do cérebro às diversas partes do nosso corpo através das referidas sinapses. Estas são as trocas de informações que os neurônios fazem. 

Quando o indivíduo faz o uso de álcool ou drogas altera essas comunicações entre os neurônios, e altera as transmissões das sinapses, daí a diminuição dos reflexos, das atividades motoras, da alteração da fala, etc.

Portanto, a psicologia estuda os efeitos que essas comunicações causam no indivíduo, estuda também suas emoções, sentimentos e dificuldades que a pessoa possa ter.