skip to Main Content
(21) 98887-5416
As Fobias

As fobias

A fobia é um transtorno de ansiedade, que provoca os seguintes sintomas: transpiração excessiva, taquicardia, náuseas, vertigem, calafrios, falta de ar e formigamento.

Estes sintomas podem ocorrer isoladamente ou aparecer de dois ao mesmo tempo, mas não é comum ocorrerem todos de uma vez só.

A fobia é um medo intenso que a pessoa sente de maneira avassaladora, e toma conta e pessoa. É um medo irracional. Os dados de realidade que não o justificam não são suficientes para dissipá-los. A pessoa tomada pelo medo não consegue ver que seu medo é excessivo.

O indivíduo fóbico sente verdadeira aversão por pequenos nichos como baratas, besouros, aranhas de qualquer tamanho, perigosas ou não, lagartixas e outros bichos.

A fobia pode ser também por ambientes fechados, ou por locais amplos ao ar livre, pode ser por medo de multidões ou de alturas, enfim, há muitos outros medos que podem transtornar quem os sentir. Os motivos podem variar, mas a todas as pessoas o mal estar que provocam é comum, bem como a taquicardia ou os sintomas descritos acima.

As cores também exercem influência simbólica sobre as pessoas e chegam até provocar fobias.

Há pessoas que se sentem mal se vestirem roupas de determinadas cores, como marrom, cinza ou perdi. É comum essas cores provocarem mal estar. O marrom simboliza a maturidade. Logo, se o indivíduo tiver problemas desta ordem, não conseguirá vestir roupas marrom, ou escolher para si objetos dessa cor, uma vez que ela simboliza a responsabilidade e a consciência. A cor cinza simboliza a depressão e o preto está associado à morte, ao luto e ao terror. Também está ligada à fantasia e ao mistério. Apesar desses aspectos negativos, hoje o preto é a cor da sofisticação e do luxo, mas também pode significar a dignidade.

Há cores que podem causar boas sensações às pessoas, como o azul, que é a cor do espírito e do pensamento. Simboliza a lealdade, a felicidade e a personalidade, e ainda, o ideal e o sonho. O azul claro simboliza a tranquilidade e a compreensão. O vermelho simboliza a pureza, o amor e a paixão. No entanto, pode representar o orgulho, a violência, e a agressividade.

Portanto, vamos vendo que as cores exercem influência sobre o psiquismo do ser humano. Existem cores estimulantes, alegres, serenas e tranquilas, e outras que provocam verdadeiras aversões, por que não dizer fobias? Se as pessoas se sentem internamente impedidas de usar roupas de determinadas cores, porque se sentirão mal, então podemos classificar essa dificuldade como fobias.

Estes impedimentos fazem parte da cromo fobia, isto é, o medo de ser corrompido pelas cores. Este medo vem interferindo na vida cultural e intelectual do homem ocidental desde a Grécia Antiga.

Após estas considerações quero esclarecer melhor alguns aspectos. Por tratar-se de um distúrbio psíquico, quando algo aterroriza uma pessoa e ela apresenta um descontrole emocional, incompreensível para as outras pessoas, não devemos minimizar seu medo, nem criticá-la. Primeiro porque essa atitude de nada adiantará e segundo porque numa hora como esta a pessoa precisa de proteção. Precisamos vê-la como uma pessoas que tem uma reação que está fora do seu próprio controle. Sua reação não é uma “frescura” como popularmente se diz, mas é uma reação que corresponde a um grande sofrimento psicológico devido ao medo que a pessoa sente.

Precisamos compreender a pessoa e tentar ajudá-la afastando-a do local onde se confrontou com o “perigo”, por exemplo: com alguma barata ou lagartixa, ou então um enxotá-las para que o medo diminua e a pessoa possa acalmar-se.

Pessoas fóbicos devem procurar um tratamento psicológico para que possam viver melhor, sem a preocupação de se deparar, a qualquer hora, com algo que lhe provocará uma crise de medo e descontrole emocional.