skip to Main Content
(21) 98887-5416

O Suicídio

A pessoa deprimida perde temporariamente o prazer de viver. O grau da depressão pode chegar a um tal ponto que o indivíduo pode desejar matar-se.  A depressão não mata ninguém, quando o deprimido não aguenta mais a depressão, ele tenta o suicídio. 

O suicídio é um grito de socorro! Muitas pessoas tentam matar-se, mas suas tentativas não as levam à morte, porque são planejadas em horários da chegada dos familiares à casa. Mas as vezes o familiar pode atrasar-se ou ter que fazer alguma coisa que o faz chegar tarde em casa e aí, o suicida morre, mesmo tendo planejado tudo muito bem.

É comum que pessoas cujas tentativas não deram certo, depois da tentativa fiquem bem, porque após a tentativa acharam seu caminho. Quando o indivíduo está deprimido começa a achar a vida sem significado; diz que não vale a pena viver. Justifica-se dizendo: “Não posso continuar desse jeito” (deprimido).   

O suicídio é um ato consciente, deliberado pelo próprio indivíduo, no qual o ego se revolta contra o corpo (do indivíduo) porque ele fracassou em realizar sua imagem (egóica). Essa imagem para os homens é de poder, e entre as mulheres é de atração sexual e feminilidade. 

O sentimento de fracasso é tão grande nesse nível que pode levar a pessoa ao desejo de destruir-se. 

O suicídio pode ser visto como um ato hostil e negativo contra a família de quem tenta matar-se. E como se a pessoa dissesse: “vocês falharam comigo”.  Examinando-o à luz da teoria de Freud, vamos ver que o suicídio é motivado até certo ponto por sentimentos hostis e sádicos.

 A pessoa que comete o suicídio não está conseguindo viver consigo mesma. Não suporta mais ter sentimentos hostis e negativos dentro de si, e não consegue expressá-los a não ser através de um ato destrutivo. Por isso os assassinatos e os suicídios ocorrem juntos. Primeiro o assassinato, depois o suicídio.

Conscientemente o deprimido diz para si que não consegue reagir, mas deseja e chega até a dizer que quer ficar bem (bom). Se os sentimentos negativos forem suprimidos, a reação depressiva chega ao fim. Em todos os casos de depressão há sentimentos reprimidos. A libertação desses sentimentos age positivamente e leva a superação da depressão.

O sentimento negativoso  presente no inconsciente levam à queda da autoestima.