skip to Main Content
(21) 98887-5416

A Somatização

A somatização consiste na queixa de uma doença  física e de seus sintomas, que levam a pessoa a procurar um médico, mas nunca é possível comprovar sua causa. Através de observações tem -se chegado à conclusão que essas pessoas têm perturbações emocionais. Estão sempre preocupadas com seu organismo e ao menor sinal de mal estar, procuram o médico.

Os sintomas somáticos podem ser transitórios ou persistentes. Nenhuma teoria, isoladamente, explica os fenômenos associados a esse quadro (Kellner, 1990). Há três grupos de somatizadores:

1º) Iniciais: (São as mais frequentes) Relacionam os sintomas somáticos a fatores psicológicos, aceitam qualquer ajuda. Este grupo é formado por pacientes agudos.
2º) Opcionais: Só reconhecem as causas psicológicas quando são confrontados diretamente com elas. São pacientes crônicos.
3º) Verdadeiros: Rejeitam as explicações psicológicas. Os sintomas estão associados a patologias mentais (Goldemberg).


Nos três grupos os distúrbios psiquiátricos frequentemente estão presentes.

Geralmente o paciente que somatiza nega seu sofrimento psíquico por te dificuldades de lidar com conflitos. Então somatiza-os: eles passam a ser representados no corpo por sintomas de alguma doença e o indivíduo apresenta-se como doente. Está sempre procurando a “cura” para seu mal estar, sempre desejoso de fazer mais exames que comprovem a sua doença. Os sintomas que o indivíduo apresenta refletem uma disfunção no meio familiar. Ele tem a necessidade de comprovar através de exames que está doente mas nenhuma doença é diagnosticada, mesmo que ele faça os exames.

Esses pacientes são pessoas com perturbação emocional, transtorno psíquico ou problemas psicossociais. Eles usam muito o Sistema de Saúde, consomem muito o serviço acarretando altos gastos e consumindo tempo dos clínicos com consultas e exames muitas vezes dispendiosos, além de ficarem expostos às consequências desses exames ou de intervenções desnecessárias. (Kirmayer, 1991: Kellmer, 1990). Grande variedade de queixas física têm origem na somatização.