skip to Main Content
(21) 98887-5416

Economia Solidária e Cooperativismo

A psicologia do trabalho nos mostra como diante de dificuldades trabalhistas, os trabalhadores buscam alternativas para suas crises financeiras e psicológica.

A indústria vem implantando novas tecnologias, que levaram ao desemprego milhares de trabalhadores buscaram novas saídas. Organizaram – se coletivamente em cooperativas e por conta própria passaram, democraticamente, a administrá-las, gerando trabalho e renda para todos os participantes.

No passado, no Rio Grande do Sul, esta ideia já fora adotada. Agora vem sendo reinventada e empregada em diversas regiões do Brasil, sem uma iniciativa política de um partido ou de um sindicato tenha sido tomada. Tudo partiu deles para solucionar suas dificuldades. 

Trata-se de uma economia solidária. O cooperativismo é uma forma de auto emprego, que absorveu trabalhadores desempregados ou situações precárias.

As cooperativas surgiram como solução para a crise do desemprego dos trabalhadores em virtude das transformações tecnológicas,ou por motivo de falência das empresas. Neste caso eles foram pagos com a massa falida, recebendo as instalações da indústria como pagamento dos direitos que tinham a receber. Trataram então de se organizar em cooperativas para as quais passaram a trabalhar coletivamente e a administrar democraticamente. Mantiveram suas rendas, sem se entregar à desesperança e à angústia causada pelo desemprego.