A Família
A família é uma instituição social, que vem passando por modificações na sua estrutura e na sua organização. Seus membros também vêm sofrendo mudanças em suas funções.
Essas mudanças começaram a ocorrer a partir da metade do século passado. De lá pra cá outros modelos de família foram aparecendo ao lado do modelo tradicional, que é constituído pelo pai, mãe filhos, modelo este que correspondia ao modo de pensar da época em que foi adotado.
Temos hoje vários tipos de estruturas familiares, por exemplo: a família formada por casais que se separam e recasaram, cujos filhos de ambos vivem muitas vezes na mesma casa, ao lado de novos irmão, frutos dessa nova união dos pais; há famílias chefiadas por mulheres; outras por homens; há famílias nucleares (as tradicionais); as famílias formadas por indivíduos do mesmo sexo e seus filhos adotivo, enfim, existem hoje vários tipos de famílias.
A partir da segunda metade do século XX, também aconteceram mudanças sociais no mundo. A mulher fez suas conquistas sociais: teve o direito de votar reconhecido, o direito de estudar e profissionalizar-se, de seguir uma carreira, entrou no mercado de trabalho, passou a poder escolher com quem desejava casar-se, passou a controlar o número de filhos que desejava ter, passou a ter direito de divorciar-se e casar de novo.
Juntos a essas modificações sociais houve também uma revolução cultural: os costumes mudaram, hoje uma moça pode morar sozinha, viajar, viver com o namorado sem ser casada, etc, a sexualidade passou a ser menos repressiva. A mulher foi conquistando seu espaço, passou a ser independente. Houve mudanças na estrutura familiar. Muitas mulheres passaram a ser chefes de família. Antes eram dependentes do marido. Hoje não só mulher como todos o membros da família tèm autonomia, até mesmo os adolescentes e as crianças.
A família era célula, manter, transmitia cultura, educação e conhecimentos aos filhos. Ainda hoje é função da família educá-los, ensiná-los a falar nosso idioma e colocá-los na escola para se prepararem para enfrentarem a vida futuramente. Mas apesar de saberem que uma de suas funções é educar as crianças, ainda acham que a escola deve educá-las. A escola por sua vez só se propõe passar os conhecimentos escolares.
A família é muito importante na vida das crianças, pois irá lhes passar valores, boas maneiras, respeito pelas pessoas, a noção do comprometimento com o trabalho que terão no futuro ensinará tudo aquilo que as crianças não sabem e precisam aprender. A ação educativa dos pais contribui para o bom desenvolvimento psíquico dos filhos.
A medicina vem se desenvolvendo a passos largos neste início de século. Hoje já é possível a reprodução humana sem a necessidade do ato sexual. Há bancos genéticos que podem ser procurados pela mulher que deseja engravidar fazendo uso do sêmen de um doador, cujo nome não lhe será revelado. Um médico acompanhará o procedimento e, possivelmente, uma criança nascerá se tudo der certo. Este é um novo tipo de família que está chegando até nós.
Uma família formada desta maneira é bem diferente das que conhecemos. Como será o desenvolvimento psíquico de um indivíduo concebido desta maneira, através de uma intervenção médica? Não sei dizer, só o tempo dirá.