A Escolha Profissional
Se está chegando a hora de você fazer sua escolha profissional… Você sabe que essa escolha não é fácil. Ela é pessoal e intransferível. Só você pode fazê-la. Conselhos de familiares ou de outras pessoas só servem como informações, porque a escolha é sua. Há profissões antigas, tradicionais, como a Medicina, a Odontologia, o Magistério, a Advocacia, a Engenharia, as Ciências Contábeis, etc. Mas para qualquer profissão o individuo precisa ter vocação.
Mas há novas profissões introduzidas no mercado de trabalho pela nova tecnologia.
Como escolher? Uma boa medida é conversar com profissionais de diversas áreas a fim de informar-se quais são as atividades que eles exercem, se sentem-se realizados, se souberam escolher a profissão e ainda, saber quais são as possibilidades atuais para uma boa colocação numa empresa, no caso da escolha ser a mesma do profissional entrevistado.
Tomar informações também sobre quais são os melhores cursos, tempo de duração e a necessidade do mercado de trabalho com relação à profissão.
Enfim, é preciso pesquisar para não haver arrependimentos no futuro.
Seguir a profissão do pai ou da mãe ou a de outros familiares não é uma escolha ideal, a não ser que haja vocação.
Portanto, uma escolha bem feita é aquela que satisfaz e que seja uma boa escolha para o momento atual que estamos vivendo.