skip to Main Content
(21) 98887-5416
O Corpo Perfeito

O Corpo Perfeito

O cuidado com a aparência e com o próprio corpo é uma preocupação de muitas pessoas hoje em dia.

Em alguns casos por trás do desejo de ter um corpo perfeito, esconde-se inconscientemente um narcisismo que leva a pessoa a admirar-se cada vez mais e a amar-se por ter um belo corpo, de acordo com o que hoje é quase que exigido por estar na moda. Isso tudo leva a pessoa a sentir prazer ao admirar-se.

Nessa busca o indivíduo adoece sem saber e se não conseguir atingir seu objetivo, entra em sofrimento e em ansiedade. Para atingir sua meta, lança mãos dos recursos à sua disposição, pois sua auto estima depende da sua excelente forma física, e esta deve coincidir com a opinião das outras pessoas a respeito do seu próprio aspecto, caso contrário lhe restará o sentimento de infelicidade por não conseguir ter um belo corpo.

Mas, hoje para conseguir tê-lo, tudo é válido… ter músculos desenvolvidos, seios grandes, cabelos tratados, longos, boa pele… para tudo há um jeito de melhorar a aparência, de acordo com o desejo pessoal do indivíduo. E o que não for alcançado através de uma academia de ginástica, uma receita caseira ou um salão de beleza, pode ser conseguido no consultório de um cirurgião plástico, pois o que as pessoas querem é a jovialidade de um corpo perfeito e sua beleza.

Mas o que estará por trás desse desejo? O que está inconscientemente oculto?

É o medo do envelhecimento, fase obrigatória e final do desenvolvimento humano pela qual todos nós, que vamos fazendo mais idade teremos que passar.

O desejo de ter um “corpo perfeito” pode até levar a patologias sérias, como a anorexia e a bulimia que, dependendo da gravidade do estado em que a pessoa possa se encontrar, pode levar à morte.

Quando o desejo de ter um corpo perfeito for envolvido pela obsessividade, isto é, quando for determinado por uma ideia fixa, trata-se de uma patologia.

Tal desejo não é apenas um desejo de ser mais magro ou elegante, é doentio, principalmente quando envolvido pela obsessividade.

É preciso saber a hora certa de parar um regime e fazer apenas exercícios para manter a boa forma e o corpo perfeito.

Consultas: “Psicologia Fácil”– Editora Saraiva.