Sobre a Adolescência
Amigo leitor, se seu filho ou sua filha adolescente está lhe enchendo de preocupações, se o relacionamento com eles está ficando difícil, acalme-se. Saiba que a adolescência é um período provisório da vida. Vai passar! É intermediário entre a infância e a idade adulta. É uma fase obrigatória pela qual todo ser humano passa.
Entendê-la é difícil, porque nós adultos já a esquecemos.
É difícil entender como num mesmo dia um adolescente passa por várias etapas de humor: ora está angustiado, ora está triste ou revoltado. Os comportamentos são imprevisíveis e contraditórios.
Portanto, reconheço, é preciso ter muita paciência para compreender os adolescentes e perceber que o jovem se revolta porque ora é tratado como adulto – “você já cresceu’ – e ora é tratado como criança – “você não tem idade para fazer isso.” É justamente nessas horas que surgem os conflitos entre pais e filhos.
Angustiados alguns encontram a pior saída para suas dificuldades: as más companhias, a maconha e outros tóxicos. O uso frequente da maconha pode causar um distúrbio de concentração da memória, que vai se refletir na falta de aproveitamento escolar, entre outros males que pode causar.
Outro problema próprio da adolescência que entristece o jovem é o luto, o pesar que ele sente pela infância e pelo corpo perdidos.
Podemos ver, observando atentamente todos esses aspectos, que a adolescência não é um período fácil na vida das pessoas.
Mas como saber quando ela termina? Quando o jovem se torna adulto?
Ele dará sinais. Ficará mais cordato, não terá vergonha de parecer criança e de brincar.
Mas o sinal mais evidente ele dará quando começar a trabalhar, quando começar a ser independente socialmente e financeiramente.
Aí ele estará entrando no mundo adulto.
Só nos resta dizer: seja bem vindo!
Consultas ao livro “Como agrir com um adolescente difícil”.
De J.D.Nasio . Editora Sahar.
Ainda sobre a Adolescência:
Sete conselhos aos Pais:
- Acalme-se, a adolescência passará.
- Repreenda seu filho adolescente, mas mostre que o faz para o bem dele. Mostre seu amor por ele.
- Repreenda, as malcriações. Deixe a conversa para o dia seguinte.
- Sugira reuniões em sua casa com os amigos dele. Poderá conhecê-los.
- Não faça comparações, assim você o humilha.
- Não fale que ele fracassará no futuro. Seja positivo!
- Não tente impor sua autoridade quando tiver conflitos com seu filhos.
Os pais também sofrem perdas nesse período da vida dos filhos: perdem a criancinha e o adolescente que idealizaram a vida toda.