A energia vital e a depressão
Qual é a queixa de uma pessoa com depressão? A queixa é sobre a perda de energia, queixa-se que não consegue mais fazer coisas que antes fazia com facilidade.
Quando a queixa é sobre a falta de energia ou disposição, a pessoa está se referindo a um déficit dos sentimentos, dos movimentos e da capacidade de sair de casa, de ir trabalhar e etc.
Podemos observar que há uma diminuição dos movimentos faciais da pessoa.
O indivíduo depressivo sente que sua energia energia vital diminuiu.
Mas o que é energia vital? É a energia de vida, a energia que dá ao indivíduo a disposição para viver, trabalhar, estudar, comer, etc.
Quando a pessoa tem depressão, seu metabolismo orgânico fica baixo e fará a energia orgânica ficar baixa também.
É comum entre os depressivos a perda da vontade de se alimentar.
A diminuição da absorção de oxigênio também leva à perda da energia vital. A respiração fica difícil devido a depressão e todo organismo fica devagar.
Qualquer atividade que vise ativar a respiração, aumentará a energia corporal. Daí o benefício das caminhadas e dos exercícios físicos.
Se houver um aumento do fluxo de sentimentos também levará ao aumento da energia e da atividade metabólica. Portanto, o aumento do fluxo de sentimentos, bem como, o da atividade metabólica estimularão a volta do interesse do indivíduo pela vida.
O indivíduo deprimido tem uma atitude negativa inconsciente diante da vida e perde o interesse ativo por tudo que a vida oferece. Desenvolve uma resistência a ter novos interesses, os quais poderiam ajudá-lo a sair da depressão. Essa resistência causa a sensação de esgotamento e exaustão, que vai acabar na falta de energia vital.
É preciso combater essa resistência, fazer caminhadas, exercícios físicos, etc.