Sistema de Recompensas ou Sistema Mesolímbico
Vou abordar como funciona no cérebro humano o Sistema de Recompensas, para que as pessoas entendam o que acontece quando um indivíduo se torna viciado, seja pelo álcool, pelas drogas, ou qualquer outra atividade que a vicie.
Temos no cérebro um Sistema de Recompensas, também chamado Sistema Mesolímbico.
Quando o indivíduo sente prazer, ele o memoriza e sempre procurará repeti-lo através dos seus pensamentos e das suas ações. Mas pode ocorrer um controle orgânico sobre o prazer. Se esse sistema se descontrolar, o indivíduo fica submetido ao seu cérebro exigente, que quererá sempre repetir aquele prazer um dia experimentado.
A dopamina, neurotransmissor responsável pelo prazer, ativa descontroladamente milhares de sinapses que fazem as comunicações entre os neurônios, transmitindo impulsos entre eles, que vão resultar na sensação de prazer que a pessoa procura quando tem a recompensa.
Então o prazer é buscado descontroladamente, obsessivamente, como por exemplo no uso de drogas. O cérebro recompensado fica burro, não percebe que o prazer buscado e sentido é nocivo ao organismo humano.
Outros neurotransmissores também são ativados, como o cortisol, a adrenalina e a noradrenalina, que vão agir sobre o corpo do indivíduo alterando seu metabolismo.
Assim, a pessoa pode ter alterações da pressão arterial. Seus batimentos cardíacos ficam acelerados e a pessoa pode ter indisposições físicas. Mas o alívio só será obtido se a pessoa sentir o prazer que tanto deseja ter, mas mesmo se o tiver, será sentido por um pequeno período, pois logo, logo, a mesma necessidade reaparecerá.
O descontrole do Sistema de Recompensas atinge os viciados em drogas, os alcoólatras, os praticantes de esportes perigosos, os jogadores de cartas, os jogadores em corridas de cavalos, os dos jogos eletrônicos ou qualquer outro tipo de jogo ou atividade em que predomine o desejo obsessivo de repetir o prazer.
Um tratamento psicológico é indicado para esses distúrbios.