O conhecimento
Nosso conhecimento é feito através daquilo que descobrimos sobre o mundo que nos cerca e pela maneira como nele vivemos. As informações sobre o que aprendemos são armazenadas na memória. A esse armazenamento chamamos conhecimento.
Já houve época em que se pensava que um conjunto de fatos poderiam ser aprendidos pelo condicionamento.
Com o surgimento da psicologia, no século XX esta ideia começou a mudar. Passou-se a pensar que o conhecimento é a memorização de fatos.
Outros psicólogos, entre eles Skinner concluíram que o aprendizado não é apenas a coleta de dados e o armazenamento de informações do mundo externo.
Quem aprende desempenha uma função: explora o meio onde vive e aprende com a experiência.
Piaget aprofundou esta ideia. Percebeu que as crianças desenvolvem uma experiência ativa e contínua, bem diferente da aquisição pura e simples das informações. A melhor forma de aprender nem sempre é apenas baseada no que o professor ensina.
Hoje chegamos à conclusão que a noção de conhecimento envolve pensamentos, raciocínio, sentidos e a memória.
A aprendizagem é um processo mental: encontramos um sentido na informação que recebemos e a conectamos com outro conhecimento.
Assim podemos concluir que a aprendizagem é um processo contínuo e consequentemente nosso conhecimento está sempre se transformando está sempre se ampliando.
Consulta ao livro: Se liga na Psicologia.