skip to Main Content
(21) 98887-5416

O que é emoção?

Há séculos atrás o pensamento tradicional considerava que a emoção era aprendida com a família durante os anos de crescimento da criança.

Charles Darwin foi o primeiro cientista a afirmar que as reações físicas, o comportamento e as expressões faciais das pessoas era associadas às emoções em todas as culturas e raças por ele visitadas, durante seus estudos feitos em várias partes do mundo. Mais tarde sua teoria foi confirmada através de novos estudos feitos por psicólogos. Eles concluíram que as emoções são involuntárias. Elas causam reações físicas espontâneas, sobre as quais também não exercemos nenhum controle. Assim o riso, o choro e o enrubescimento do rosto, denunciam que estamos tendo uma emoção. Em consequência da emoção temos pensamentos conscientes sobre ele e sobre o que a causou. A estes pensamentos sim, podemos controlar e até esconder.

Temos seis emoções básicas: raiva, aversão, medo, felicidade, tristeza e surpresa. Não conseguimos controlar nossas emoções porque elas começam antes mesmo que tenhamos tomado consciência sobre as mesmas. As emoções podem ser muito fortes e anular nossos impulsos básicos, por exemplo: uma tristeza pode anular o desejo de viver de uma pessoa. Ainda não se sabe como elas estão ligadas às nossas reações físicas, ao nosso pensamento e ao nosso comportamento.

Alguns estudiosos afirmam que quando a emoção é o medo, ele vem antes das reações físicas – coração acelerado, suores, tremedeira e fuga.

Outros são contra esta afirmação e  dizem que primeiro o coração acelera, suamos, trememos e depois é que sentimos medo.

Com toda segurança posso afirmar que é impossível escondermos nossas emoções, porque ao senti-las damos sinais que logo são percebidos.

Consultas ao livro: Se liga na Psicologia de Marcus Weeks