skip to Main Content
(21) 98887-5416

A superação de um trauma psíquico

Quando uma pessoa pensa em procurar um psicólogo para superar um trauma psíquico, angustia-se por achar que não suportará a dor que sentirá ao entrar em contato com determinadas lembranças. Mas é justamente através da dor que poderá chegar ao trauma, uma vez que a dor vem do contato com as lembranças do trauma sofrido. Como a dor é forte, traz à consciência os dados necessários ao esclarecimento do que aconteceu no passado.

Sentimentos que até então estiveram bloqueados, através de um trabalho terapêutico investigativo serão desbloqueados. Consequentemente surgirão no pensamento da pessoa lembranças do trauma, porém agora de uma maneira clara. O bloqueio reprimia os sentimentos e tornavam os pensamentos confusos. Assim sendo, a visão sobre o trauma era pouco nítida, isto é, sem clareza, dando origem às dificuldades da pessoa.

Quando se sofre um trauma, ocorre uma cisão na unidade corpo e alma. Para que a harmonia retorne a essa unidade, a cisão precisa ser desfeita. Para que isso aconteça é necessário retornar às lembranças, aos sentimentos e às reações causadas quando se deu o trauma. Essas reações continuam existindo dentro da pessoa, mas de uma maneira isolada. Estão guardadas em algum lugar do corpo, do cérebro e na vida afetiva, causando dificuldades nos relacionamentos e no modo como a pessoa vê o mundo e a si própria. São essas reações que precisam ser revistas e resolvidas.

Uma resistência interna à essa volta ao passado precisará ser vencida. Quando a pessoa admitir que determinadas situações realmente existiram e lembrar da maneira como realmente aconteceram, então a parte interna traumatizada poderá se expressar, e os sentimentos e lembranças referentes ao trauma poderão vir à tona com toda clareza.

Como houve partes psíquicas cindidas e traumatizadas, a integração das mesmas não é tão rápida como o paciente desejaria. 

Primeiro é preciso percorrer um longo caminho, fazendo revisão de todas as lembranças e sentimentos para depois chegar à superação do trauma.

Mas a pessoa precisa ter vontade de sair do trauma. Essa vontade a fará distinguir o que realmente aconteceu do que não aconteceu, mas tornou-se um produto de uma mente traumatizada. E a medida que a pessoa vai saindo do trauma, vai sentindo vontade de relacionar-se com pessoas saudáveis.

A superação do trauma é o resultado de uma terapia bem feita, que visa a reintegração emocional do paciente e sua consequente integração social, para que possa levar uma vida normal.

Consulta ao livro “Simbiose e Autonomia nos Relacionamentos”.