O Retardo Mental
Hoje vamos falar do retardo mental e sobre outra dificuldade: a da criança lenta com dificuldades para assimilar os conhecimentos escolares. O retardo mental é irreversível. Há crianças que são lentas, mas não apresentam retardo mental. Dependendo dos estímulos que recebam, mais tarde poderão ter seu desenvolvimento mental completado. Este desenvolvimento é impossível para uma criança com retardo mental, pois sua imaturidade é permanente. Provavelmente a imaturidade se estenderá a outros setores mais tarde.
Portanto, um diagnóstico bem feito, baseado nas diferenças entre os dois facilitará a tarefa do terapeuta para indicar um tratamento adequado do caso a ser tratado.
As crianças com retardo mental são muito exigidas pelos pais, porque eles não conseguem vê-las com déficit de raciocínio. É difícil para um pai ou mãe concluir que seu filho ou filha é retardado (a). A maturidade dessas crianças é inferior a de uma criança normal da mesma idade. Elas não conseguem competir nem acompanhar o ritmo de aprendizagem que as outras têm. Não têm bom aproveitamento escolar sendo que este é o motivo das exigências dos pais. Elas não têm condições de cumprir essas aspirações nem eles têm condições de perceber as dificuldades logo que começam a aparecer.
Magoadas pela incompreensão dos pais e pelas humilhações sofridas diante dos colegas da escola, acabarão desajustadas. Os colegas geralmente as excluem das atividades extras classe e das brincadeiras. Por este motivo, acabarão se isolando e se tornando solitárias.
Quando por indicação da escola, ou quando os pais acabam desconfiando que há algo errado com elas e as levam a um psicólogo, além das dificuldades com aprendizagem por eles detectadas , elas já chegam lá apresentando problemas de personalidade.
Essas crianças apresentam certas características: não se adaptam emocionalmente nem socialmente , têm vocabulário pobre, são facilmente influenciáveis e, por isso mesmo, podem mais tarde se tornar delinquentes. São incapazes de prever as consequências de seus atos, uma vez que seu poder de crítica não é igual ao de uma criança normal.
Os primeiros sinais do retardo mental surgem quando a criança inicia sua vida escolar. Algumas conseguem cursar até a terceira série do curso fundamental, mas daí por diante não obtêm sucesso e começam as repetências.
Portanto, se a criança tiver dificuldades de aprendizagem escolar, ou dificuldades para relacionar-se, é aconselhável levá-la a uma clínica especializada de psicologia a fim de ver o que está acontecendo com ela e começar a ajudá-la no que for possível.