skip to Main Content
(21) 98887-5416

Crise de Identidade na Adolescência

A identidade é um processo que está em permanente construção, mas sempre em transformação. O eu (quem sou eu hoje) se funde com o velho (quem fui ontem, quando eu era adolescente e criança). Isto corresponde à história de cada um de nós.

Para certas pessoas esse processo de mudança contínuo torna-se intenso, angustioso e doloroso.

Corresponde à crise de identidade. Para melhor atendimento, examinemos o que ocorre na adolescência: nesse período da vida o indivíduo vive uma crise. Ocorrem grandes mudanças na sua vida. Há uma transformação corporal, o funcionamento bioquímico é alterado, a sexualidade é exacerbada devido aos hormônios, há  um aumento da capacidade para pensar e um aumento da capacidade intelectual. Os interesses mudam.

Dar conta de todas essas mudanças que ocorrem dentro e fora do indivíduo é algo difícil, porque por um lado ele ainda se sente criança e por outro já não é mais criança.

São muitos conflitos, dúvidas e dificuldades de comportamento com a nova etapa do desenvolvimento. Este é um período de confusão para jovem. Ele sente luto pelo corpo infantil perdido e por suas atividades infantis também perdidas, principalmente para as meninas, o jovem estranha seu novo corpo de adulto. Trata-se do surgimento de alguém novo: “Quem sou afinal?”

A crise na identidade na adolescência é inevitável, e é sentida intensamente. Deixa o jovem adolescente angustiado, muitas vezes quieto por não saber como se comportar.