O Respeito
As novas gerações consideram o respeito como um entrave à liberdade.
No entanto, podemos observar que o respeito está ligado à liberdade, à verdade, às leis, à moral, à memória, às tradições e à vida.
Não podemos sair por aí desrespeitando as pessoas.
Em várias oportunidades temos visto a imprensa desrespeitando as pessoas, quando o que mais elas querem é preservar sua privacidade.
Se voltarmos nossos olhares para os idosos, vamos ver que muitos são desrespeitados dentro das próprias famílias. Antigamente ele era ouvido, dava a última palavra sobre algum problema familiar. Hoje seus familiares consideram-nos fora da realidade e não são mais ouvidos. Não podemos generalizar, mas o que vem acontecendo é isso.
A família não escuta o idoso, ele vive ao longo da mesma, isolado, triste, silencioso e acaba deprimido.
Precisamos ficar atentos às pesquisas científicas para que não venham ferir o respeito que se deve ter pelo ser humano.
Por exemplo, já há uma nova técnica de manipulação da vida humana, isto é, fazer uma mulher de 50 anos dar à luz a uma criança.A técnica pode ser perfeita, mas como ficará a criança psicologicamente falando? Como ela será? Por quanto tempo a mãe sobreviverá ao parto? O que a criança pensará sobre sua origem no futuro? Quem é sua mãe se o óvulo fecundado é de outra mulher? A criança fruto dessa pesquisa merece respeito, como criança e como um futuro adulto. Precisamos pensar sobre o assunto.
Portanto, o respeito deve estender-se a todos os setores da vida, porque estaremos sempre lidando com pessoas. Não podemos esquecer que elas têm sensibilidade sentimentos, e por isso merecem respeito.